sábado, 12 de novembro de 2011

“O fim da inocência”

Hoje terminei de ler um livro que me fez pensar bastante, intitulado “o fim da inocência” de Francisco Salgueiro, um livro de 2010, que relata uma realidade não tão recente quanto este livro, mas que agora é mais relatada, tanto em livros como nos meios de comunicação social.

Mal comecei a ler este livro senti que isto era uma realidade que não existia perto de mim, mas agora que terminei sei que se calhar passa-se mesmo ali, numa porta qualquer, ao lado da minha. Álcool, sexo e drogas são muitas vezes coisas invisíveis aos olhos dos mais velhos, dos que olham para a vida dos jovens do lado de fora, mas que a verdade é que eles existem e são, muitas vezes, causadores de imensos problemas na vida dos jovens e dos seus pais.
Este livro fez-me abrir os olhos para tudo isso, em conversas com amigos, sobre este livre, alguém me disse que ao vivermos em meios pequenos não há tanta convivência com estes problemas. Depois de entrar na Universidade, vi como o álcool, o sexo e as drogas estão tão banalizados, tão perto de nós (sem que muitos saibam quais serão as consequências) e que na realidade só entram nas nossas vidas se nós próprios deixarmos! Se tudo for feito com peso, conta e medida, podemos viver de tudo um pouco, apesar de eu achar que as drogas são apenas um meio para que quem consume se sinta superior aos outros ou simplesmente para “se divertir mais uma pouco” como muitos dizem, eu sou contra o consumo de drogas pois todos os seres humanos têm o seu valor próprio e as drogas não fazem com que as pessoas tenham mais valor, muito pelo contrario, fazem com que as pessoas percam o seu valor e amor-próprio pois na maioria das vezes não têm noção do que fazem.
Aconselho este livro, tanto aos jovens, para que estes, tal como eu, vejam até que ponto querem seguir ou não os mesmos caminhos que a personagem principal desta história, a Inês, como aos pais para que saibam ler os sinais dos filhos!
Mas, acima de tudo nunca se esqueçam que um livro é apenas um conjunto de palavras, e que as nossas vidas são tudo o que temos, se pusermos em risco podemos nunca mais voltar atrás!

Sem comentários:

Enviar um comentário